Perguntas frequentes
Como realizar uma encomenda online?
Para a realização de compras através do site www.rpparts.pt é necessário registar-se como Cliente preenchendo o formulário disponível online. Depois de registado, basta inserir no cesto de compras virtual todos os artigos que pretenda adquirir. Deverá seguir todos os passos da compra para que a mesma fique finalizada com sucesso. A Rpparts informa que os preços praticados em www.rpparts.pt são exclusivos da loja Rpparts Online e que poderão variar dos preços na loja física Rpparts. Todas as campanhas promocionais têm um stock limitado e exclusivo para comercialização online. A validação do pedido de compra implica que o Cliente tomou conhecimento e aceita, de forma expressa, os Termos e Condições, disponíveis para consulta no site www.rpparts.pt Os dados registados pela Rpparts constituem prova do conjunto de transacções efectuadas entre a Rpparts e o Cliente. É da responsabilidade da Rpparts arquivar o documento eletrónico em que se formalize o contrato e mantê-lo acessível. Logo que termine a sua compra, receberá um email automático a confirmar a transacção. Caso os dados não estejam corretos poderá pedir de imediato a sua alteração, ou até, a anulação da compra efetuada. Na compra dos Produtos comercializados em www.rpparts.pt a Rpparts admite as seguintes modalidades de pagamento: - Transferência Bancária - Pagamento na entrega - Paypal - Cartão de crédito - MultibancoDisponibilidade dos produtos?
O catálogo de Produtos da rpparts.pt é independente das lojas físicas, quer ao nível de preço, como de quantidades em stock. Todas as campanhas promocionais têm stock limitado e exclusivo para comercialização online. A Rpparts apenas processa uma encomenda efectuada por um Cliente após a confirmação do respectivo pagamento, pelo que a Rpparts não pode garantir a disponibilidade dos artigos até ao início do mencionado processamento. Na ficha do produto o Cliente encontra a data estimada para expedição: 24h; 2 a 4 dias ou 1 a 2 semanas. Ao tempo estimado para expedição acresce o tempo de transporte que depende do transportador escolhido, bem como do destino da encomenda. A Rpparts só faz expedição nos dias úteis. Desta forma, não são contabilizados nem os fins-de-semana nem os feriados para estimativa de entrega de encomendas. De qualquer forma, as datas de estimativa de entrega são meramente indicativas. Caso se verifique indisponibilidade de qualquer produto encomendado, e após ter contactado o fornecedor averiguando acerca da possibilidade de reposição do artigo em falta, a Rpparts contactará o cliente caso o prazo de entrega ou o preço do artigo se altere sendo que a encomenda só prosseguirá após consentimento dado pelo cliente. Em caso de indisponibilidade absoluta de stock do produto encomendado, a Rpparts poderá propor ao Cliente o fornecimento de um produto de qualidade e preço equivalentes, caso exista, sendo que, também neste caso, a encomenda só prosseguirá após consentimento dado pelo cliente. Em caso de indisponibilidade absoluta de stock do produto encomendado, e não sendo possível propor ao Cliente qualquer produto de qualidade e preço equivalentes ou não tendo este dado o seu consentimento para a alteração da encomenda inicialmente efectuada, a Rpparts procederá ao reembolso dos montantes pagos pelo Cliente, no prazo máximo 15 (quinze) dias úteis após a comunicação do cancelamento. Qualquer atraso verificado na expedição de artigos, face às datas de estimativa apresentadas, não confere ao Cliente direito a qualquer indemnização.Garantia dos Bens de Consumo e Assistência Pós-Venda?
Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, todos os equipamentos comercializados em www.rpparts.pt estão abrangidos por uma garantia de conformidade dos bens correspondente a um período de 2 (dois) anos se forem para uso particular. Para uso profissional esta matéria é regulada pelo Código Civil, sendo que o prazo de garantia caso não haja convenção em contrário será de 6 (seis) meses, de acordo com o nº 2 do artigo 921 do Código Civil. Caso o produto adquirido apresente defeito ou avaria, o Cliente deverá comunicar a situação ao Apoio ao Cliente da Rpparts, informando o número da sua encomenda e a descrição do mau funcionamento. Os custos com a devolução ou recolha de artigos dentro do período da garantia serão suportados pela Rpparts. Após a receção do artigo nas instalações da Rpparts será feita a verificação técnica junto do representante da marca ou do seu reparador oficial e, em caso comprovado de qualquer falta de conformidade, o artigo será substituído. Neste caso, a Rpparts procederá à substituição do artigo e fará um novo envio para a morada do Cliente sem qualquer custo adicional. Se a verificação técnica detetar sinais de mau uso, e/ou qualquer problema que possa ter causado o mau funcionamento do artigo o Cliente será contactado para indicar se pretende que se proceda à reparação do equipamento. Nesse caso o artigo será remetido para a Assistência Técnica da marca. No caso de bens fora do prazo de garantia, o Cliente poderá ainda assim pretender que o artigo seja reparado, pelo que poderá informar e enviar os artigos com defeito ou avaria para o Apoio ao Cliente Rpparts. Os artigos serão analisados pelo Serviço Pós-Venda Rpparts, em consonância com a Assistência Técnica da marca, que emitirá um parecer técnico e respectivo orçamento de reparação. A reparação só será iniciada após aceitação expressa do orçamento por parte do Cliente.Custos de envio, cancelamentos, trocas e devoluções?
Custos de envio
O custo de envio para Portugal Continental tem um custo de 6€.
O custo de envio para as Ilhas da Madeira e Açores tem um custo de 15€.
O custo de envio com método de pagamento “pagamento na entrega” tem um custo adicional de 2,50€.
O levantamento em Loja é gratuito.
Cancelamentos, trocas e devoluções
As condições e termos seguintes são apenas aplicáveis em compras realizadas em www.rpparts.pt.
O Cliente poderá cancelar a sua encomenda em qualquer momento até à entrega da mesma, com direito ao reembolso de todas as quantias pagas a não ser que os produtos encomendados tenham sido encomendados especificamente para o cliente em questão e não façam parte do stock habitual da Rpparts. A partir da recepção da encomenda pelo Cliente, este poderá exercer o seu direito de livre resolução nos termos legalmente previstos e abaixo indicados, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.
O não pagamento da encomenda no prazo de 5 dias subsequentes à data em que a mesma foi definitivamente efetuada implica o cancelamento automático da mesma.
Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 7/2004 de 7 de Janeiro (com as alterações conferidas pelo Decreto-Lei n.º 62/2009, de 10 de Março e pela Lei n.º 46/2012, de 29 de Agosto), relativa ao comércio electrónico, a Rpparts reserva-se o direito de cancelar unilateralmente a encomenda sempre que se verifique erro de programação, defeito de funcionamento dos computadores da Rpparts bem como no de a proposta contratual chegar deformada ao seu destino e o erro incidir sobre um elemento essencial do contrato.
No âmbito da sua Política de Satisfação ao Cliente, e de acordo com a legislação aplicável, a Rpparts possibilita a troca ou devolução (resolução do contrato) de artigos, no prazo de 8 dias a contar da data da sua recepção pelo Cliente, desde que devidamente justificadas.
O Cliente tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos no prazo de 8 (oito) dias a contar do dia seguinte ao dia: (i) em que o Cliente ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse do bem ou no caso (ii) em que o Cliente ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último bem quando o consumidor tenha encomendado vários bens numa única encomenda e os bens sejam entregues separadamente.
A fim de exercer o seu direito de livre resolução, o Cliente tem de comunicar, na loja Rpparts ou no serviço de Apoio ao Cliente www.rpparts.pt para os contactos indicados acima na Condição 1, a sua decisão de resolução do presente contrato por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, carta enviada pelo correio, fax ou correio eletrónico).
Para que o prazo de livre resolução seja respeitado, basta que a sua comunicação referente ao exercício do direito de livre resolução seja enviada para a Rpparts antes do termo do prazo de resolução.
Em caso de resolução do presente contrato, serão reembolsados ao Cliente todos os pagamentos efetuados, incluindo os custos de entrega (com excepção dos custos suplementares resultantes da eventual escolha de uma modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa de envio normal oferecida pela Rpparts), sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data em que a Rpparts for informada da decisão do Cliente de resolução do presente contrato.
Com vista a uma maior celeridade do processo de reembolso, no caso de montantes pagos por Cartão de Crédito, Multibanco, Transferência Bancária e Paypal com a indicação do NIB/IBAN associado, o reembolso será efectuado para o mesmo meio de pagamento.
Caso o cliente pretenda outra forma de reembolso deverá, para esse efeito entrar em contacto com a Rpparts, no prazo máximo de 7 dias contados desde a data em que a Rpparts foi informada da sua decisão de resolução do contrato.
A Rpparts desde já informa que poderá reter o reembolso até ter recebido os bens devolvidos, ou até que o cliente apresente prova do envio dos bens, consoante o que ocorrer primeiro.
O Cliente deve devolver os bens, sem demora injustificada e o mais tardar 8 (oito) dias a contar do dia em que informou a Rpparts da livre resolução do contrato, considerando-se que o mesmo é respeitado se o Cliente devolver os bens antes do termo desse prazo de 8 (oito) dias.
O Cliente tem de suportar na íntegra os custos da devolução dos bens em caso de exercício do direito de livre resolução do contrato. No caso da devolução de bens que pela sua natureza não possam ser devolvidos normalmente pelo correio, o Cliente tem de suportar os custos diretos da referida devolução que são associados aos custos de envio.
Na devolução e na troca de artigos o Cliente deve respeitar as seguintes condições:
Restituição dos artigos em bom estado, com embalagem original completa e acompanhados do respectivo talão de caixa ou factura original;
Não se aceitam trocas ou devoluções de artigos confecionados de acordo com especificações do Cliente ou manifestamente personalizados.
Não são aceites trocas ou devoluções de artigos que não estejam em condições de ser vendidos novamente ou devolvidos ao respetivo distribuidor.
A Rpparts não aceita a devolução ou troca destes artigos depois de usados.
Após contacto com Apoio ao Cliente da Rpparts e lhe serem dadas as indicações de devolução, poderá enviar-nos o artigo devidamente acondicionado, com embalagem original para a seguinte morada:
Rpparts
Rua 25 de Abril nº2 4575-203 Guidões - Trofa
Portugal
Todos os artigos serão verificados à chegada ao nosso serviço e só serão aceites para troca ou devolução aqueles que respeitarem as condições de devolução.
Em caso de devolução, se o Cliente optar pelo reembolso do valor, a Rpparts informa que:
O reembolso é efectuado pelo mesmo meio de pagamento.
O reembolso só será efectuado após a verificação do estado do produto.
A Rpparts reserva-se o direito de não aceitar artigos que não cumpram estas condições.